common sense – citizen science

Common Sense é um projeto desenvolvido por pesquisadores da University of California, Berkeley e do grupo Urban Atmospheres do Intel Research.

O projeto tem entre seus objetivos: ampliar o conhecimento científico dos cidadãos por meio de participação; fornecer aos cientistas um rico e detalhado conjunto de dados para serem trabalhados e analisados; criar nova experiências, modos de uso do celular como instrumento de participação dos cidadãos nas decisões políticas governamentais; utilizar sensores e softwares para desenvolver um maior compreensão e preocupação de questões direcionadas ao clima e meio ambiente; possibilitar mudanças sociais positivas. O projeto pretende publicar os dados disponíveis em breve.

Através de uma “rede de instrumentos de medição pessoal” baseada em sensores acoplados a celulares, o projeto pretende possibilitar um gênero de computação móvel chamado “Citizen Science“. Nesta perspectiva, pessoas são convidadas a recolher e compartilhar diariamente medições relacionadas ao cotidiano pessoal. A idéia é utilizar a tecnologia para obter infos sobre temperatura, poluição e umidade, até a avaliação dos teores de tóxicos de utensílios domésticos ou alimentos.

http://citizensensing.org/

Colaborou: Franscisco Arlindo Alves