Jam3media e Transmedia Storytelling

Jam3media é um premiado estúdio que produz trabalhos para novas mídias. Sediado em Toronto e criado por Mark McQuillan, Pablo Vio e Adrian Belina, sua especialidade é desenvolver CGI e efeitos visuais em Flash para sites interativos.

Um exemplo do trabalho do estúdio é a experiência de ficção interativa criada no hotsite Autotopsy (ver vídeo acima) que objetiva promover o seriado canadense “Crash and Burn“.

O visitante do site ajuda a descobrir o culpado de um acidente em que estão envolvidos 5 veículos. Por meio das interfaces disponibilizadas é possível saber o que as pessoas faziam antes do acidente para tentar solucionar o mistério.

O site funciona em interação com o seriado de TV, tornando-se um componente de um projeto mais abrangente com principios de Transmedia Storytelling (um conteúdo narrativo fragmentado que perpassa várias mídias diferentes como por exemplo: filmes, livros, games, televisão e internet, oferecendo múltiplos pontos de entrada independentes na história constituindo um esquema narrativo maior).

Sobre Transmedia Storytelling
Jenkins, Henry (2003), «Transmedia Storytelling», MIT Technology Review.

Site do Jam3media:
http://jam3media.com/

Colaborou: Francisco Arlindo alves

2 thoughts on “Jam3media e Transmedia Storytelling”

Comments are closed.