Energia: 10.000 vacas = 1.000 servidores

A equipe de pesquisadores da Hewlett-Packard Laboratories divulgou um trabalho em que demonstra como uma fazenda de 10 mil vacas leiteiras pode, por meio do processo de digestão anaeróbia dos animais, produzir um volume de gás metano suficiente para gerar 1 MW de energia elétrica, podendo abastecer um data-center moderno com 1000 servidores.

No paper intitulado “Design of Farm Waste-Drive Supply Side Infrastructure For Data Centers“, são sugeridas soluções sustentáveis para produçao de energia, por meio de uma integração mutuamente vantajosa entre agricultores e as empresas de tecnologia.

Entre os aspectos constituem esta integração, está a constatação de que sistemas de biogás requerem uma grande quantidade de calor para a produção de combustível, e em contrapartida, equipamentos de informática produzem uma grande quantidade de calor. Há uma complementaridade nos dois processos. O uso do calor proveniente dos data-centers para favorecer a potência da unidade geradora de biogás.

Outro fator importante, segundo a pesquisa, é que o metano liberado na atmosfera, é potencialmente mais nocivo do que o dióxido de carbono. No processo proposto, o metano pode ser captado e usado para alimentar os geradores elétricos. Desta forma, é possivel reduzir a poluição agrícola e desenvolver centrais de processamento de dados ambientalmente sustentáveis.

Referências:
http://www.gizmowatch.com
http://www.hpl.hp.com/news/
http://www.inhabitat.com/
http://www.hpl.hp.com/news/2010/apr-jun/

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Energia: 10.000 vacas = 1.000 servidores”

Comments are closed.