0h!M1gas: formigas como DJs

0h!M1gas é um ambiente biomimético baseado na análise da atividade de uma colônia de formigas registrada em áudio e vídeo em uma instalação sonora reativa. O mapeamento do comportamento das formigas tem como foco o movimento, e principalmente a comunicação por meio de ruídos produzidos pelo atrito entre partes do corpo, a estridulação.

Imagem original de http://kuaishen.tv/0hm1gas/

Kuaishen Auson, artista equatoriano que idealizou 0h!M1gas (pronuncia hormigas) procura estabelecer analogias e diferenças entre o “scratching” como uma expressão estética da cultura humana presente no universo dos Djs e os fenômenos de estridulação das formigas como método de comunicação.

Ao pensar as formigas como Djs, a proposta sugere a percepção da colônia de formigas como um superorganismo natural que pode ser sentida e entendida por meio de suas ondas sonoras, pedaços de freqüências e ritmos musicais, mapeados em seus movimentos e estridulações.

O objetivo final seria um sistema de feedback cibernético, fundamentado na especulação sobre a possibilidade de tentar se comunicar com as formigas, considerando a análise de dados recolhidos em tempo real, numa conexão de realimentação entre as formigas e os toca-discos.

Na semana passada, 0h!M1gas foi premiado com menção honrosa no Share Festival em Piemonte na Itália. Na cerimônia de premiação Bruce Sterling, um dos membros do júri, teceu algumas considerações:

“Our special commendation goes to Kuai Auson for the installation Oh!M1gas (pronounced hormigas). In this unique, ingenious work from Cologne, ants – social networkers par excellence – become techno musicians. An intelligent industrial design acts as back-up to the musical ants, which after touring several countries are now performing here in Italy too – good luck with your career Kuai.”(via Rhizome)

É possível ver alguns vídeos de 0h!M1gas no site do projeto.
http://kuaishen.tv/0hm1gas/
http://www.toshare.it/?lang=en

http://kuaishen.tv/

http://rhizome.org/announce/view/56421

Referências:
< nettime >
Share Festival 2010 – Smart Mistakes – Winner Share Prize 2010 por Share Festival

Rhizome
Share Festival 2010 – Winner Share Prize por Luca Barbeni

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “0h!M1gas: formigas como DJs”

Comments are closed.