Music for Flesh, o corpo como instrumento musical

Music for Flesh, utiliza dispositivos de biossensoriamento para explorar sons emitidos pelos músculos, possibilitando que o artista transforme o seu próprio corpo em instrumento musical.

http://vimeo.com/18846577

A partir da energia cinética produzida pelos músculos do corpo, são geradas vibrações acústicas captadas pelos biossensores. Técnicas de processamento de som são aplicadas sobre estes registros visando melhorar a interpretação metafórica do comportamento fisiológico do executor. O resultado é um dispositivo para criação de música em tempo real por meio das fibras dos músculos.

Desenvolvido pelo músico, artista e professor italiano Marco Donnarumma, Music for Flesh é uma primeira etapa do projeto Xth Sense, que consiste numa ampla pesquisa que explora o design de sons biofísicos. A investigação busca dar suporte para a produção de ferramentas open source (software e hardware) direcionadas a músicos, performers, dançarinos. O objetivo é que as ferramentas possam ser utilizadas como dispositivos de biosensoriamento facilmente configuráveis, personalizáveis e de baixo custo para a análise e processamento em tempo real de sons produzidos pelo corpo.

Via Rizhome

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

3 thoughts on “Music for Flesh, o corpo como instrumento musical”

Comments are closed.