Bobinas Tesla como instrumentos musicais

Open Spark Project é uma iniciativa elaborada pelo coletivo Tesla Orchestra, que utiliza como instrumentos musicais duas bobinas de Tesla gigantes para interpretar músicas como “This Is The Remix” de Girl Talk ou “Poker Face” de Lady Gaga.

O Tesla Orchestra desenvolve uma série de experimentações que mesclam música e tecnologia. Seus projetos contam com a participação de músicos de todo mundo para transformar canções em “raios” (cargas elétricas geradas pelas bobinas tesla). O coletivo surgiu na Case Western Reserve University em Ohio, e é liderado pelo ex-aluno e gerente do projeto, Ian Charnas.

O processo funciona por meio da identificação de uma melodia principal na versão original de cada música, geralmente uma linha de baixo ou linha de harmonia que tem as notas reproduzidas através de um arquivo MIDI. A informação do arquivo é enviada para as bobinas, para depois ser executada junto com a música ao fundo. As bobinas de Tesla atingem frequências na faixa de 55 Hertz a 587 Hertz, o que possibilita um número de variações similares a um teclado convencional.

Referências:

WIRED / Underwire
See Girl Talk, Lady Gaga Performed on Tesla Coils por Angela Watercutter

Boing Boing
Musical Tesla coils por Maggie Koerth-Baker

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

2 thoughts on “Bobinas Tesla como instrumentos musicais”

Comments are closed.