Six-Forty by Four-Eighty

Six-Forty by Four-Eighty é uma instalação que apresenta um sistema de iluminação modular e interativo que utiliza o corpo humano como um meio de comunicação.

Criado pelo brasileiro Marcelo Coelho e pelo americano Jamie Zigelbaum, designers e pesquisadores do MIT, o trabalho consiste num conjunto interativo de unidades luminosas dispostas em grid e identificadas pelos autores como pixels. Cada pixel pode alterar sua cor em reação ao toque e comunicar seu estado ao outro usando o próprio corpo de uma pessoa como canal de transmissão.

Padrões dinâmicos e animações podem ser configuradas no sistema, e exibidos de forma a proporcionar uma ferramenta de personalização de espaços físicos.

Coelho é doutorando no MIT Media Lab e faz parte do Fluid Interfaces Group que desenvolve projetos que exploram novas interfaces humano-computador que integrem os conteúdos digitais na vida das pessoas de modo mais fluido, fácil e intuitivo. Sua pesquisa tem sido divulgada em livros e conferências acadêmicas, como SIGGRAPH, ISEA, ISWC, Ubicomp, TEI e CHI.

Marcelo Coelho e Jamie Zigelbaum abriram um estúdio que atua no campo do design tecnologia, ciência, e arte chamado ZIGELBAUM + COELHO.

Referências:

Cool Hunting
Stunning explorations in physical interface design from an MIT Media Lab student por Meghan Killeen

ZIGELBAUM + COELHO
SIX-FORTY BY FOUR-EIGHTY An interactive lighting installation

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Six-Forty by Four-Eighty”

Comments are closed.