HAL, armadura robótica movimentada por sinais nervosos

Criado pela empresa japonesa Cyberdyne, o Hybrid Assistive Limb ou HAL é uma armadura robótica, desenvolvida para expandir e melhorar a capacidade física do ser humano.

Por meio de sensores instalados junto a pele do usuário, o dispositivo consegue captar os sinais nervosos enviados do cérebro para os músculos. O exoesqueleto robótico é constituído por articulações mecânicas que são fixadas em partes do corpo de forma a apoiar a movimentação do utilizador com base nas intenções reveladas pela interpretação dos bio-sinais captados.
http://www.youtube.com/watch?v=Fj_Tp0UKc7M
HAL é movido por uma unidade de bateria, e permite ao usuário carregar pesos de até 80 quilos. Conforme divulgado pela Cyberdyne, o mecanismo pode ter variadas aplicações, entre elas, contribuir para reabilitação física na área médica, auxíliar pessoas com deficiência, dar suporte para trabalhadores que desenvolvem tarefas que demandam esforços físicos excessivos na indústria, e apoiar operações de resgate em locais de desastres, bem como ser usado no campo do entretenimento.

Um dos exemplos práticos da aplicação desta tecnologia, pode ser demonstrado por Seiji Uchida, um japonês de 49 anos, vítima de paralisia após um acidente de carro que ocorreu há 28 anos. Com a ajuda do traje high-tech robótico, Uchida consegue ficar de pé sem auxílio e realizou o sonho de sua vida: visitar o monte Saint-Michel na França, patrimônio da humanidade.

Referências:

Inhabitat
Japanese Robo-Suit Enables Paralyzed Man to Visit France por Timon Singh

Cyberdyne
Robot Suit HAL

DesignBuzz
Hybrid Assisted Limb robo-suit helps paralyzed to take on rough terrains por Ann Maria Cleetus

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “HAL, armadura robótica movimentada por sinais nervosos”

Comments are closed.