ADA

Loading...

Agências (news)

Periódicos

Jornais

Twitter

Archives

July 2011
S M T W T F S
« Jun   Aug »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
«
»

CompleX cITY

A dinâmica do hardware aberto inspirada no software livre

por Daniela Kutschat | 10 July 2011 | 3 comentários

Um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisa científica no mundo, o CERN, está patrocinando uma importante iniciativa que apoia o espírito da disseminação do conhecimento em consonância com os ideais da chamada “Open Science”.

A organização lançou uma licença, denominada CERN OHL, que estabelece um marco legal para facilitar a troca de conhecimento entre a comunidade de designers que desenvolvem hardware. O que se propõe é reproduzir no âmbito do desenvolvimento de projetos de hardware, as mesmas vantagens e níveis de produtividade percebidos nos processos de desenvolvimento do Sistema Operacional Linux, e softwares open-source em geral.

Por meio da licença. é concedida aos usuários a liberdade de estudar, modificar, redistribuir os resultados relacionados tanto a documentação como a concepção e fabricação. Ao mesmo tempo, é estipulada a obrigação de compartilhamento para qualquer indivíduo que modifique ou melhore o projeto, o que gera uma natureza “persistente” da licença, e permite que todos possam se beneficiar das inovações.

Na mesma direção, o CERN também já havia lançado dois anos atrás uma comunidade chamada Open Hardware Repository (OHR) com o objetivo de incentivar projetos eletrônicos de colaboração. Atualmente a OHR disponibiliza 40 projetos de várias instituições com a suas especificações técnicas como, diagramas, layouts, esquemas de circuitos ou placas de circuito impresso, desenhos mecânicos, fluxogramas e textos descritivos, entre outros detalhes.

Um dos motivos que levaram a criação do repositório é a busca do compartilhamento de resultados no intuito de estabelecer um trabalho simultâneo e coordenado entre equipes diferentes para a solução do mesmo problema evitando duplicação de esforços.

Large Hadron Collider (CERN)

O CERN (The European Organization for Nuclear Research) administra entre outros grandes projetos o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadron Collider), e nos anos 80 desenvolveu em colaboração com físico inglês Tim Berners-Lee o projeto World Wide Web.

Referências:

Ars Technica
For the good of all of us: CERN launches open source hardware effort por Ryan Paul

MAKE
CERN Embraces Open Hardware por John Baichtal

Adafruit
CERN launches Open Hardware initiative – Open Hardware License is here…

Guardian.co.uk
Open science: a future shaped by shared experience por Bobbie Johnson

Inovação tecnológica
CERN lança iniciativa de hardware aberto

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

Tags: , ,

«
»
Daniela Kutschat