ADA

Loading...

Agências (news)

Periódicos

Jornais

Twitter

Archives

April 2012
S M T W T F S
« Mar   May »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
«
»

CompleX cITY

Mapeamento e visualização dos fluxos no transporte público

por Daniela Kutschat | 19 April 2012 | 2 comentários

Uma pesquisa realizada na Inglaterra mapeou 114.000 viagens de ônibus que percorrem 22.000 pontos de parada, tendo como desafio produzir uma visualização dos dados, para uma melhor compreensão a respeito do funcionamento desta modalidade de transporte dentro da complexa infra-estrutura viária da cidade de Londres.

Os dados são relativos aos trajetos de todos os ônibus que fazem parte do sistema de transporte público na cidade diariamente. A dinâmica destes deslocamentos, foi descrita por meio de mapas elaborados por Joan Serras e James Cheshire, especialistas em cartografia que trabalham no CASA – Centre for Advanced Spatial Analysis. As vias em que há um fluxo mais intenso de ônibus são representadas de forma mais larga e avermelhada, e as que apresentam um fluxo menor deste transporte são mais estreitas e amareladas. As vias que não dispõem de linhas de ônibus foram excluídas do mapa.

A abertura da base de dados de instituições públicas com informações sobre transporte possibilitou que o projeto fosse realizado. Foram usados dados do National Public Transport Data Repository e Digimap’s Intergrated Transport Network layer.

Abaixo um vídeo realizado ano passado no inicio do projeto:

Seus resultados serão exibidos esta semana na conferência “Smart Cities: bridging physical and digital” no Centre for Advanced Spatial Analysis em Londres.

O mapa pode ser visto em detalhes no site mappinglondon.co.uk

Referências:

The Guardian
Meticulous map shows every London bus journey

Mapping London
Mapped: Every Bus Trip in London por James Cheshire

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

Tags: ,

«
»
Daniela Kutschat