ZeitRaum

ZeitRaum“, é um projeto que abrange um conjunto de instalações artísticas apresentada pelo Ars Electronica Futurelab no novo terminal do Aeroporto Internacional de Viena.

A principal obra, “TextScapes” criada especialmente para o espaço, é constituída por um painel com diversas telas interativas espalhadas por várias paredes. Uma nuvem de letras reage as ações das pessoas que frequentam o ambiente, e como uma cascata, realiza um movimento declinante, se acumulando na parte inferior na forma de uma paisagem topográfica com picos e vales, que representam os fluxos de chegadas e partidas dos vôos no aeroportos.

A idéia é criar um espaço imaginário que funcione como uma  interface de todos os aeroportos do mundo. Um espaço limite que se transforma em função do tráfego aéreo envolvendo diferentes culturas, línguas e nações.

ZeitRaum” inclui um e-book com artigos sobre arte e tecnologia escritos por importantes pesquisadores de todo o mundo, entre eles, Derrick De Kerckhove, Humberto Maturana, Hans Moravec, Gustav Pomberger, Howard Rheingold, Itsuo Sakane e o brasileiro André Lemos.

Referências:

André Lemos
ZeitRaumHub

Ars Electronica

“ZeitRaum” at Vienna International Airport’s New Terminal

TheCreatorsProject
Airport Arrivals And Departures Become Typographical Peaks And Valleys In Textscapes por Kevin Holmes

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “ZeitRaum”

Comments are closed.