Electrolibrary: livro de papel com saída USB

Elaborado pelo designer polonês Waldek Węgrzyn, “Electrolibrary” é um projeto que conecta um livro de papel a um computador via USB.

Ao mesmo tempo em que folheia as páginas do livro, o leitor pode acessar uma série de informações adicionais ao navegar por um site, entre elas, citações, filmes e animações relacionadas a cada página aberta.

Produzido na Academy of Fine Arts em Katowice, na Polônia, o conteúdo do livro consiste numa tese defendida por Węgrzyn que discute o fenômeno do livro como interface, tendo como principal inspiração o manifesto  “A topografia da tipografia” publicado pelo russo El Lissitzky em 1923.

“Electrolibrary” é equipado com uma placa de desenvolvimento teensy e um conjunto de circuitos feitos com tinta condutora e impressos em silk-screen. Os circuitos informam quando uma página é aberta e possibilita a adição de elementos sensíveis ao toque nas ilustrações.

As versões produzidas por Węgrzyn são protótipos para exibição, mas existe a intenção de utilizar “Electrolibrary”  como um  livro infantil, catálogo interactivo ou em outros projetos que explorem as possibilidades da relação entre livro de papel e computador. Também podem ser produzidas versões com conexão via Bluetooth ou wireless.

Referências:

CreativeApplications.net
Electrolibrary by Waldek Węgrzyn – Paper book as interface

abcDesign
Os cartazes russos e a comunicação com as massas por estraub

Adafruit Industries
Rethink book as computer interface

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Electrolibrary: livro de papel com saída USB”

Comments are closed.