LittleBits, simplificando a eletrônica

LittleBits é um sistema de módulos eletrônicos que se encaixam por meio de pequenos ímãs e permitem a elaboração de projetos criativos, sem que sejam necessários conhecimentos de eletrônica.

Seguindo uma lógica similar a existente em brinquedos modulares, como o Lego, o sistema é composto por um conjunto variado de peças com diferentes funcionalidades que se encaixam e se complementam.

Não é preciso efetuar soldas, montar fiações ou desenvolver programação. De modo intuitivo, podem ser elaboradas combinações de diferentes funções como luz, som, sensores, botões, pulsos, motores, entre outras.

As peças são disponibilizadas sobre licenças de Open Source Hardware, de forma semelhante ao software livre, ou seja, os usuários “podem ter a liberdade de estudar, modificar, redistribuir os resultados relacionados tanto a documentação como a concepção e fabricação”.

Entre os vários projetos realizados, foram construídos por exemplo, um abridor de porta da garagem, uma cafeteira, um par de sapatos piscantes, e um joystick.

Os módulos eletrônicos de LitteBits ganharam a seleção “Best of Toy Fair 2012”, e já foram apresentados na série de palestras TED. Seus kits também foram adquiridos pelo MoMA para compor sua coleção permanente.

Criado pela libanesa Ayah Bdeir, engenheira e artista que vive em Nova York, LittleBits tem como objetivo permitir que não especialistas possam entender como construir estruturas para a montagem de protótipos com componentes eletrônicos sem que seja preciso conhecimentos de engenharia. Ao mesmo tempo, o projeto incentiva a inovação e criatividade, buscando quebrar uma relação de “caixa preta” presente entre os indivíduos e a tecnologia.

Referências:

Open Hardware Summit
Breaking Open our Education

MoMA
Talk To Me

Adafruit Industries
TED Fellows in the Field: Ayah Bdeir’s blinking, buzzy building blocks

MIT – Technology Review
Freshly Funded LittleBits Makes Electronics Simple (Really!) por David Zax

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “LittleBits, simplificando a eletrônica”

Comments are closed.