Software para indexação e distribuição de recursos educacionais

Duda Library é um software livre que mapeia, padroniza, indexa, armazena e redistribui Recursos Educacionais Abertos (REA) disponibilizados gratuitamente no mundo inteiro.

Seus recursos permitem a disponibilização dos conteúdos educativos de modo offline para instituições educacionais e comunidades dispersas geograficamente sem que seja necessário uma boa conexão com a Internet.

Criado por Eduardo Nogueira, o sistema tem como objetivo enfrentar os empecilhos que monitores/professores encontram na péssima qualidade da conexão de internet, e principalmente na dificuldade de encontrar os conteúdos úteis e específicos a cada prática pedagógica, apesar de já existirem muitos laboratórios de computadores em escolas e comunidades em lugares remotos.

Em entrevista ao site brasileiro do REA, Eduardo afirma: “Não podemos esperar que os professores conheçam tecnologia a fundo para que consigam baixar e levar o REA pra dentro da sala de aula. Nós, hackers, programadores e conhecedores da tecnologia em geral é que devemos fazer essa ponte: criar uma ferramenta que coloque os REAs certos, nos lugares certos, nas mãos das pessoas certas”.

Segundo a UNESCO, os Recursos Educacionais Abertos – REA, (em inglês: Open Educational Resources, OER), “consistem em diversos tipos de materiais educacionais sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, o que dá direito legal aos usuários para usar, copiar, adaptar, remixar e redistribuir gratuitamente”.

Referências:

UNESCO
Fórum Latino-Americano de Políticas em Recursos Educacionais Abertos

Centro de Tecnologia Acadêmica IF-UFRGS
Seminário de Recursos Educacionais Abertos por Tatiana Pereda

Internantando
Seminário Recursos Educacionais Abertos em Porto Alegre de Débora Sebriam

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Software para indexação e distribuição de recursos educacionais”

Comments are closed.