Cliques no combate ao câncer: crowdsourcing e ciência

O Clicktocure.net é um site que convida o público a colaborar com cientistas para acelerar a análise de dados em pesquisas de combate ao câncer.

Com dois milhões de imagens de células cancerosas que necessitam ser analisadas, os pesquisadores recorrem ao poder do trabalho coletivo de não-especialistas (Crowdsourcing) para processar informações de modo mais rápido e eficaz.

Este tipo de abordagem, utilizada em variados projetos científicos, vem sendo chamada de “Citizen Science“. No projeto Clicktocure.net, os não-cientistas colaboram voluntariamente com a análise dos dados ao identificar as partes coloridas da imagem e as indicar por meio de avisos que são armazenados num banco de dados.

O foco é utilizar a força da colaboração voluntária das pessoas para descobrir como diferentes células cancerosas se comportam em relação a variados tratamentos. Pelo método convencional, o trabalho era realizado por patologistas treinados, que em muitos casos atuavam também como pesquisadores. Por meio da nova abordagem, estes profissionais serão liberados para se dedicar de modo mais integral a outras pesquisas sobre o câncer.

De acordo com Andrew Hanby, patologista da University of Leeds, o trabalho coletivo voluntário apresenta ocasionalmente alguns cliques acidentais e imprecisões, mas apesar disso, os resultados são melhores que qualquer algoritmo de computador atual.

Neste sentido, uma série de controles foram estabelecidos para que os dados sejam mais confiáveis. Uma percentagem do conjunto de dados é analisada por patologistas e suas respostas são correlacionadas com as dos usuários ajudando o sistema a identificar os usuários confiáveis. Cada imagem é vista pelo menos cinco vezes, permitindo ao sistema aprender sobre a precisão de um usuário, no intuito de alimentar um processo de exclusão de informações imprecisas.

O projeto é promovido pelo instituto britânico Cancer Research UK, e realizado em colaboração com o Zooniverse, site que convida astrônomos amadores para análise de dados fornecidos pela Nasa.

Referências:

University of Leeds
World’s first citizen science project to speed up cancer research

WIRED.co.uk
Citizen science project crowdsources identification of cancer cells por Liat Clark

Cancer Research UK
Help us beat cancer – with just a few clicks of your mouse por Henry Scowcroft

Crowdsourcing,org
Charity harnesses crowds for cancer research por Tonya Van Dijk

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

2 thoughts on “Cliques no combate ao câncer: crowdsourcing e ciência”

Comments are closed.