Coal Power Plant Mutation: arranha-céus contra a poluição

O projeto Coal Power Plant Mutation propõe a construção de arranha-céus de 1000 metros de altura, como uma abordagem inovadora para diminuir a poluição gerada por usinas de energia movidas a combustíveis fósseis.

Fonte: evolo.us

As estruturas gigantescas propostas pelo arquiteto romeno Bogdan Chipara seriam construídas ao redor de uma usina de carvão para minimizar o impacto dos resíduos nocivos jogados na atmosfera.

Fonte: evolo.us

A idéia é criar uma alternativa enquanto não são implementadas energias verdes para substituir estas centrais térmicas, que atualmente respondem por 85% do mercado global de energia, segundo dados divulgados por Chipara.

A estrutura é composta de três pernas longas e tubulares com um volume de quase 10 milhões de metros cúbicos. São equipadas com vários tipos de filtros de ar de diversas densidades em diferentes alturas.  Os filtros inferiores usam técnicas sintéticas para fixação de dióxido de carbono e os superiores funcionam como bio-filtros.

Desta forma, se diminui os efeitos tóxicos da emissão de gases poluentes que saem de grandes chaminés em virtude do processo de combustão do carvão. Nas usinas convencionais, os gases reagem com a atmosfera produzindo ácidos nítricos, sulfurosos e sulfúricos que caem em forma de chuva.

Uma “pele” de 300.000 metros cobre toda a parte superior. À prova d’água e composta com elastômero (polímero que apresenta propriedades elásticas), esta malha isola gases e vapores, evitando a chuva ácida, além de ser equipada com células fotovoltaicas e sensores para monitorar a qualidade do ar.

Tendo em vista que na maioria das vezes estes complexos energéticos se localizam perto de grandes cidades, a estrutura é iluminada por LEDs, que brilham em padrões verticais, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre suas demandas de energia e seus impactos.

O trabalho recebeu uma menção honrosa no “eVolo’s 2012 Skyscraper Competition“, premiação especializada em arquitetura para “arranha-céus”, que reconhece projetos que utilizem, entre outros aspectos, novas tecnologias, sistemas sustentáveis, considerando os impactos econômicos, sociais e culturais no meio urbano.

Referências:

Bustler
Coal Power Plant Mutation by Bogdan Chipara

eVolo
Coal Power Plant Mutation

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Coal Power Plant Mutation: arranha-céus contra a poluição”

Comments are closed.