Projeto CASPAR: preservação de dados digitais para o futuro

O projeto CASPAR é uma iniciativa que tem como objetivo pesquisar, implementar e disseminar soluções inovadoras para a preservação digital.

O CASPAR – Cultural, Artistic and Scientific knowledge for Preservation, Access and Retrieval, percebe a informação digital como algo vulnerável e extremamente frágil. Este tipo de informação, indispensável e presente em todos os lugares, exige ferramentas e técnicas confiáveis e de custos eficazes para sua preservação confiável e segura no futuro. Esta preocupação atinge não só registros oficiais, como arquivos de museus, dados científicos, ou mesmo até uma coleção de fotos de família.

Dados oriundos de várias organizações serão tratados pelo CASPAR, entre elas, a UNESCO com foco em patrimônio da humanidade e reserva da biosfera, Agência Espacial Européia com foco nos fluxos de dados captados por satélites para ciência ambiental, e os institutos franceses Groupe de Recherches Musicales (INA-GRM) e Institut de Recherche et de Coordination Acoustique-Musique (IRCAM) com foco na música eletrônica.

Com apoio da União Européia, o site do projeto hospeda uma comunidade que forma uma rede global para debater o tema. Também é disponibilizada uma coleção de vídeos de palestras e capturas de tela de software, além de um repositório de apresentações, artigos e projetos sobre preservação digital.

Referências:

UNESCO
Digital data – here today, gone tomorrow

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

Dica de Ronaldo, de Brasília

1 thought on “Projeto CASPAR: preservação de dados digitais para o futuro”

Comments are closed.