Drones acrobatas aprendem com intelig‭ência artificial

Uma equipe de pesquisadores suíços que trabalham no Flying Machine Arena, construiu máquinas robóticas voadoras capazes de executar malabarismos com bolas, e até jogar com pessoas.

http://www.youtube.com/watch?v=pp89tTDxXuI

Estes drones, veículos aéreos não-tripulados (VANTs), criados por Dario Brescianini, Markus Hehn, e Raffaello D’Andre, são quadrotores (helicópteros com quatro motores), com a tarefa de jogar e receber bolas ao mesmo tempo em que equilibram um pêndulo invertido.

A princípio foram criados modelos matemáticos para calcular aproximadamente as trajetórias ideais em tempo real, velocidades, ângulos e a influência do atrito e da flexibilidade dos pêndulos. Mas as várias manobras de captura elaboradas não funcionaram corretamente. Até que foi introduzido um algoritmo de aprendizagem, que adapta os parâmetros da trajetória de captura para eliminar erros sistemáticos. Desta forma foi possível corrigir os desvios dos modelos matemáticos criados, aperfeiçoando o movimento do drone para correta posição de captura.

A Flying Machine Arena (FMA) é um espaço dedicado ao portátil voo autónomo ligado ao ETH Zürich – Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (Instituto Federal de Tecnologia da Suíça).

 

Refer‭ências:

The Huffington Post UK
Quadrocopter Pole Acrobatics: Robots Play Catch With Javelins por Michael Rundle

RoboHub
Throwing and catching an inverted pendulum – with quadrocopters por Markus Waibel

TechCrunch
Watch These Quadcopters Flip A Reverse Pendulum Into The Air And Catch It (No, Seriously, Watch) por John Biggs

Privacy SOS
Drones do amazing things like juggle, perform acrobatics

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

4 thoughts on “Drones acrobatas aprendem com intelig‭ência artificial”

Comments are closed.