Lançado documentário sobre computação criativa

Hello World! Processing” é um documentário, que acaba de ser lançado abordando as possibilidades criativas da ferramenta de código aberto Processing, utilizada por artistas, designers e pesquisadores em todo mundo.

Possibilitando a produção de uma infinidade de trabalhos artísticos, muitos deles já abordados neste blog, Processing é um ambiente e linguagem de programação criativa.

O documentário é recomendado a qualquer pessoa, independente do conhecimento de programação. Nos seus 40 minutos de duração, é discutido o papel das idéias e da criatividade como um jogo de processos, experimentações e algoritmos. São apresentadas entrevistas com importantes entusiastas e desenvolvedores, e comentados exemplos de trabalhos de destaque.

A direção é do artista Abelardo Gil-Fournier e do cineasta Raúl Alaejos, este último teve como trabalho anterior “Arduino: the documentary“, já comentado aqui anteriormente.

“Hello World! Processing” é a primeira parte da série de três documentários “Hello World!” produzidos pelo grupo Ultra-Lab. Os próximos serão sobre as tecnologias abertas “OpenFrameworks” e “Pure data“.

Referências:

Digitalarti
[documentary] “Hello World!” first episode about Processing is a must-watch

we-make-money-not-art
Hello World! A documentary series on open creative programming languages por Regine

Colaborou: Francisco Arlindo Alves