People Make Parks: engajamento de comunidades para criação de parques urbanos

People Make Parks promove o envolvimento de comunidades nos projetos de criação, financiamento e design de parques urbanos. O projeto propõe que a partir deste envolvimento dos cidadãos, o governo construa melhores parques, e as pessoas se sintam mais comprometidas a preservar estes espaços, por terem participado de sua elaboração.

Baseado em Nova York, o projeto disponibiliza 11 ferramentas em seu site para coordenar o recolhimento de ideias e opiniões sobre o que uma comunidade deseja ter no seu novo parque. Há um repositório online com estudos de casos de iniciativas já bem sucedidas de comunidades que podem ser replicadas. Além disso, é oferecido apoio e informações sobre como pleitear financiamentos a órgãos governamentais. O site do projeto tem versões em inglês e espanhol.

A iniciativa é organizada pelo Hester Street Collaborative’s (HSC), grupo que trabalha em projetos educação e design comunitários. O grupo estimula que os moradores de uma região desenvolvam um senso de propriedade positiva ao ter suas ideias ouvidas sobre a forma como seu entorno é construído e moldado.

People Make Parks também é apoiado pelo programa Partnerships for Parks (PFP) que defende uma cultura de colaboração entre as pessoas e governo em torno do reconhecimento dos parques como centros vitais da vida numa comunidade.

Referências:

BMW Guggenheim Lab
100 Urban Trends

Urban Omnibus
People Make Parks por Hillary Angelo e Anooradha Siddiqi

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

2 thoughts on “People Make Parks: engajamento de comunidades para criação de parques urbanos”

Comments are closed.