Projeto do Google propõe acesso à internet em todo mundo através de rede de balões

Project Loon é um projeto experimental e ambicioso do Google, lançado em junho, com o objetivo de criar uma rede de balões movidos a energia solar e eólica visando disponibilizar o acesso a Internet para pessoas que vivem em regiões com baixa ou nenhuma conectividade.


Antes do lançamento, em outubro do ano de 2012, a empresa realizou testes com balões no estado americano do Kentucky. O teste produziu polêmica entre moradores que pensavam ter avistado um UFO, posteriormente identificado pelo Google como um de seus balões.

Um dos grandes obstáculos do projeto consistiu na dificuldade em manter balões gigantes numa posição fixa, resistindo ao vento das correntes atmosféricas.  Para isso, seria necessária uma grande quantidade de energia. Diante do problema, Rich DeVaul, um dos líderes do projeto, recriou o conceito inicial ao propor a ideia de uma grande rede de balões mais leves que se utilizam das correntes para uma distribuição coordenada.

A partir da constatação de que balões são reféns das correntes de ar, se pensou numa grande rede de balões de tamanho menor que sobem e descem e “pegam carona” nos ventos que apresentam diferentes direções conforme a altitude. Os balões podem percorrer o globo, da mesma forma que veleiros, tendo que gerar pouca energia para a locomoção.

Para isso, algoritmos complexos analisariam uma grande quantidade de dados sobre as correntes atmosféricas produzidos por institutos e agências governamentais. Ao mesmo tempo, estes algoritmos possibilitariam um comportamento coordenado entre os balões no intuito de que consigam aumentar sua cobertura.

Cada balão tem informações sobre o comportamento dos outros balões, e sobre as diferentes correntes em vários níveis da estratosfera, desta forma podem calcular suas movimentações na direção de uma formação e espaçamento para abranger uma área maior possível.

Referências:

WIRED
The Untold Story of Google’s Quest to Bring the Internet Everywhere—By Balloon por Steven Levy

Ars Technica
Google’s “Project Loon” flying Internet coming to homes in California por Jon Brodkin

Google +
Project Loon
Colaborou: Francisco Arlindo Alves