Cientistas demonstram interface cérebro-cérebro entre humanos

Pesquisadores da Universidade de Washington demonstram que é possível enviar informações extraídas a partir de um cérebro humano diretamente para outro cérebro humano.

Os sinais gravados do cérebro do cientista Rajesh Rao foram transmitidos pela internet para o cientista Andrea Stocco, provocando a reação de sua mão direita para acionar um teclado.
B2Bdiagram
No experimento Rajesh Rao ocupava sua mente num jogo de computador. Sua atividade cerebral era registrada por um eletroencefalograma (ou EEG) que capta sinais de forma não invasiva a partir do couro cabeludo.  As informações eram interpretadas por um computador, transmitidas até o outro lado do campus, e remetidas a Andrea Stocco por meio de uma bobina de estimulação magnética transcraniana (Transcranial Magnetic Stimulation – TMS) sobre uma região na parte esquerda do córtex do cérebro responsável pelo controle dos dedos e mão. Os estímulos faziam com que em determinados momentos Stocco usasse sua mão direita para pressionar uma tecla que no jogo dispara um “canhão” com objetivo de destruir um foguete.

Nas sessões realizadas o desempenho do receptor foi altamente preciso variando de 90% a 100%.  Os resultados sugerem que dois indivíduos podem resolver cooperativamente uma tarefa através da transferência direta de informação cérebro-cérebro.

Esta é a primeira experiência produzida entre humanos usando brain-to-brain interface. Mas a comunicação cérebro-cérebro já havia sido demonstrada entre ratos, no início de 2013, por cientistas da Universidade de Duke liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis, pioneiro em estudos que permitem pessoas com paralisia controlar dispositivos robóticos computadorizados. Posteriormente outro experimento conduzido na Universidade Harvard permitiu a comunicação entre um humano e um rato.
A próxima fase do estudo na Universidade de Washington visa quantificar essa transferência de informações através de um maior número de seres humanos.
Referências

The Guardian
Brain-to-brain interface lets rats share information via internet por Ian Sample

WIRED
Human wags rat’s tail using mind control interface por Olivia Solon

Nature
A Brain-to-Brain Interface for Real-Time Sharing of Sensorimotor Information por  Miguel Pais-Vieira,
Mikhail Lebedev, Carolina Kunicki, Jing Wang e Miguel A. L. Nicolelis

University of Washington
Direct Brain-to-Brain Communication in Humans: A Pilot Study

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Cientistas demonstram interface cérebro-cérebro entre humanos”

Comments are closed.