Aplicativo móvel identifica buracos nas ruas enquanto o motorista dirige

Street Bump App é um aplicativo móvel que coleta dados sobre a condição das ruas de modo automático enquanto o carro está em movimento.

O projeto foi criado pelo New Urban Mechanics, escritório de inovação apoiado pela prefeitura da cidade de Boston (EUA) com apoio do InnoCentive, plataforma online para crowdsourcing voltada à inovação.

A ideia é que os celulares dos usuários recolham os dados sobre a cidade com informações em tempo real para que as autoridades possam atuar para resolver problemas em curto prazo e ao mesmo tempo projetar um plano de investimento urbano de longo prazo.

O recurso se apoia em dois sensores do telefone: o acelerômetro e o GPS. Com a combinação destes dois recursos é possível detectar “solavancos” e trepidações e enviar estes registros para um servidor central que permite a visualização das informações num mapa. Se três ou mais ocorrências surgirem no mesmo local, a cidade vai inspecionar o obstáculo e incluí-lo numa fila para o reparo.

O aplicativo será disponibilizado gratuitamente para que mais pessoas possam usar e ser beneficiadas pelos esforços do projeto. A ideia é que ao invés de depender totalmente de inspetores e fiscais, as cidades possam obter informações de modo mais barato, rápido e eficiente por meio de seus próprios moradores.

Referências:

BBC
Bump and mend: The apps helping fix city streets por Ian Hardy

Fast Company
The 10 Smartest Cities In North America por Boyd Cohen

TecMundo
O que é um acelerômetro? por Rodrigo Prada

Colaborou: Francisco Arlindo Alves