Selfiecity: análise de autorretratos em cinco cidades do mundo

Selfiecity é um projeto que investiga o fenômeno dos selfies, os autorretratos produzidos com celulares ou câmeras digitais que se popularizam nas redes sociais da internet.

Selfie” foi considerada a palavra do ano em 2013 pelo dicionário Oxford. A prática se espalhou pelo mundo, e a ideia do projeto é refletir sobre a demografia dos indivíduos que publicam selfies, suas poses e expressões, tendo por base cinco grandes cidades do mundo: São Paulo, Moscou, Nova York, Berlim e Bangkok.

Englobando vários métodos teóricos, artísticos e quantitativos, a equipe de Selfiecity tem a participação dos pesquisadores Lev Manovich, Mehdad Yazdani, Dominikus Baur e Moritz Stefaner.

Uma plataforma interativa online permite navegar num conjunto de 3.200 fotos. São disponibilizadas visualizações em formatos de rich media que reúnem milhares de fotos com objetivo de apresentar padrões interessantes que podem ser relacionados a outras informações, como idade e gênero, por exemplo.

Se propõe a produção de ensaios teóricos visando discutir o fenômeno a partir de perspectivas como a da história da fotografia, a função das imagens nas mídias sociais, e dos métodos para analisar conjuntos de dados.

Referências:

Software Studies Initiative
Gender, age, and ambiguity of selfies on Instagram por Mehrdad Yazdani

Olhar Digital
‘Selfie’ é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Well-Formed Data
Selfiecity

HuffingtonPost.com
Your Hot Selfie Reveals All por Mark Morford

 

Colaborou: Francisco Arlindo Alves

1 thought on “Selfiecity: análise de autorretratos em cinco cidades do mundo”

Comments are closed.