Inédita, Mostra Cinedesign, aproxima os universos do cinema e design no MAM Rio.

Nos dias 13, 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro de 2014, acontece a mostra inédita “Cinedesign“, com exibição de 15 filmes no MAM Rio – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Após as sessões acontecem debates sobre os filmes apresentados.

cinedesign

A mostra tem importância não pela relevância dos filmes selecionados como pela relação histórica do Museu com o ensino de design no Brasil. A iniciativa é parte da programação paralela da Semana Design Rio.
Dentre outros, podemos destacar alguns filmes:

Exibido pela primeira vez na América do Sul: “Design Is One: The Vignellis” de Kathy Brew e Roberto Guerra. EUA, 2012.

Também estreiando na América do Sul: Sign Painters. 2014, USA, dirigido por Faythe Levine e Sam Macon.

Bauhaus – the Face of the 20th Century de Frank Whitford. Alemanha, 2008.

Segue a programação:

Quinta 13/11

14h
Max Bill: das absolute Augenmass de Erich Schmid. Suiça, 2008. Legendas em inglês. 94’. Ex-aluno da Bauhaus, um dos mais importantes artistas suíços do século XX, diretor da escola de design de Ulm teve direta influência na implantação do ensino de design no Brasil, chegando a dar aulas em São Paulo e no MAM.
16h
Milton Glaser: to Inform and Delight de Wendy Keys. EUA, 2008. Versão original sem legendas. 73’. Retrato intimista de Milton Glaser: a personificação do design gráfico americano.
18h
Design Is One: The Vignellis de Kathy Brew e Roberto Guerra. EUA, 2012. Versão original sem legendas. 79’. Filme sobre a longa e produtiva carreira dos designers Lella e Maximo Vignelli.
19h45
Debate com Guto Indio da Costa (IC AUDT), Ricardo Leite (Crama Design) e Billy Bacon (Medicorp).

Quinta 20/11

14h
Bauhaus – the Face of the 20th Century de Frank Whitford. Alemanha, 2008. Em inglês, sem legendas. 49’. Em 1919 Walter Gropius inaugura a Bauhaus, a escola que fez a história do design no século XX. The Genius of Design Ghosts in the Machine de Denis Lawson. Grã-Bretanha, 2010. Legendas em inglês. 48’. A Revolução Industrial e o surgimento do design.
16h
The Genius of Design Better Living through Chemistry de Denis Lawson. Grã-Bretanha, 2010. Legendas em inglês. 48’. A revolução dos plásticos e a miniaturização da eletrônica. Objects of Desire de Denis Lawson. Grã-Bretanha, 2010. Legendas em inglês. 49’. O design nos anos 1970 até hoje, com entrevista de Philippe Starck e Marc Newson.
18h
Notebook on Cities and Clothes de Wim Wenders. Alemanha, 1989. Legendas em inglês. 81’. Clássico e emblemático documentário sobre o espírito criativo de Yohji Yamamoto.
19h45
Debate com Anne Gaul (O Estudio), Luiza Marcier (designer de moda) e Aline Monçores (UVA Design de Moda).

Quinta 27/11

14h
Eames: the Architect & the Painter de Jason Cohn e Bill Jersey. EUA, 2011. Legendas em inglês. 84’. Documentário sobre os designers americanos Charles e Ray Eames aborda interiores, mobiliário, brinquedos, design gráfico.
16h
Reidy: a construção da utopia de Ana Maria Magalhães. Brasil, 2009. 77’. Filme sobre a trajetória do autor de ícones da arquitetura moderna brasileira, como o Conjunto Habitacional do Pedregulho e o MAM!
18h
Design & Thinking de Mu-Ming Tsai. EUA, 2012. Legendas em inglês. 74’. Filme com entrevistas de designers, empreendedores sociais e executivos em busca de uma compreensão sobre as potencialidades do design como ferramenta para estruturar o pensamento estratégico nas empresas.
19h45
Debate com Clarissa Biolchini (Estrategista de Design), Isabel Adler (MJV Inovação), e José Mauro Nunes (FGV e IFHT/Uerj).

Quinta 4/12

14h

Sketches of Frank Gehry. 2005, USA, dirigido por Sidney Pollack. 84’ língua original: Inglês; (sem legendas). Arquiteto rebelde e preocupado em dar forma a visões “impossíveis”, Frank Gehry se notabilizou por projetos como o Guggenheim de Bilbao, o Museu do Rock de Seattle, entre diversas outras. Pressionado a se deixar aparecer em filme, Gehry convenceu seu vizinho Sydney Pollack – diretor premiado com o Oscar – a desempenhar essa tarefa.

16h
Sign Painters. 2014, USA, dirigido por Faythe Levine e Sam Macon. 80’ língua original: Inglês; (sem legendas). Enormes painéis publicitários pintados a mão nas fachadas laterais de prédios sempre estiveram presentes em grandes cidades americanas e ao redor do mundo. O filme retrata uma atividade que está desaparecendo, mostrando em belas imagens o trabalho destes artistas da publicidade mural.

18h (sessão dupla)
André Stolarski: Fale Mais Sobre Isso. 2014, Brasil, dirigido por Bruno Porto e Luis M. Mendes. 40’ língua original: Português; (sem legendas). André Stolarski foi um dos mais prolíficos designers brasileiros desta virada de século. Seja como designer visual, pensador, autor, curador, professor, seu trabalho e suas idéias influenciaram todos que se aproximaram dele. Este filme mostra um pouco do porque – falando mais sobre isso.
Sérgio Rodrigues – Especial Arte12014, Brasil, dirigido por Iano Coimbra e Gisele Kato. 28 min’ língua original: Português; (sem legendas). Sérgio Rodrigues, arquiteto e designer, representou o design brasileiro internacionalmente com muito brilho ao longo de décadas. Seus móveis, com seu característico bom humor, decoram ambientes sofisticados e descontraídos ao redor do mundo – inclusive os assentos da Cinemateca do MAM-RJ.
19h
Debate com Luis Marcelo Mendes, Diretor do filme “Stolarski”, Marcelo Pereira, Tecnopop, Fernanda Martins, Forminform

Mais informações em CineDesign.

Colaboração: Francisco Arlindo Alves