Projeto LINCE discute cultura digital e exibe filmes no Parque Chico Mendes, Zona Leste de SP

Dias 28 de fevereiro (sábado) e primeiro de março de 2015 (domingo), o Projeto L.I.N.C.E., fundado e organizado por Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves, realiza no Parque Ecológico Chico Mendes, região Leste de São Paulo, várias atividades gratuitas abrangendo tecnologia, criatividade, cidadania e cultura livre.

Lince - bob cat - pequena

Direcionada a públicos diversos, o foco da iniciativa é a apropriação e discussão das tecnologias contemporâneas, e acontece na praça WiFi livre que já funciona dentro do parque. Também compõe a programação a Mostra de Filmes Recicláveis com exibição de filmes com direitos autorais abertos, que podem exibidos e recriados livremente.

O projeto L.I.N.C.E. (Laboratórios Interativos Nômades para Criatividade e Experimentação) vai organizar durante o ano de 2015, um conjunto de atividades itinerantes com viés cultural, recreativo, educativo e artístico em vários parques e casas de cultura na Zona Leste de São Paulo. As atividades fazem parte da primeira edição do Edital Redes e Ruas – Inclusão, Cidadania e Cultura Digital da Prefeitura de São Paulo.

Segue a programação:

Sábado – 28/02:

13h00 às 15h00
Workshop/Oficina: Acessando as Praças WiFi (Para Terceira Idade e público em geral) com Vanessa Pereira

15h30 às 17h30
Mostra de Filmes Recicláveis (Festival de Filmes e Animações Livres).
Filme: “Sita Sings The Blues”
Direção: Nina Paley. EUA 82 min. 2008 (Animação 2D)
Sinopse: Longa de animação que com muito humor, faz uma analogia entre as experiências pessoais da diretora e o épico indiano Ramayana. A diretora se notabilizou por conduzir uma grande batalha jurídica para disponibilizar livremente seu filme, com direitos autorais abertos.

A exibição será acompanhada de bate-papo com o agente cultural Raimundo Justino. Na conversa ele vai falar de sua experiência em projetos de projeção de filmes em espaço públicos.

Domingo – 01/03:

13h00 às 15h00
Palestra: “Enciclopédia das Mídias Sociais” com Vanessa Pereira e Francisco Arlindo Alves

15h30 às 17h30
Performance de música eletrônica com Luiz Ricas.
Fotografia na rede (Uma caminhada fotográfica pelo parque) com Vanessa Pereira.

Sobre os participantes:

Vanessa Pereira é pós-graduada em Estéticas Tecnológicas e graduada em Design de Multimídia, atua no campo da cultura digital planejando e ministrando oficinas, cursos e palestras com viés educativo em diversas instituições culturais.

Francisco Arlindo Alves é mestre em Design e atualmente organiza atividades, ministra cursos, oficinas e bate papos e publica trabalhos relacionados à cultura digital em diversas instituições. No campo da arte e tecnologia produziu trabalhos exibidos em exposições no Brasil e no Exterior.

Raimundo Justino, é historiador, agente cultural com atuação em grupos culturais populares como o Projeto Tenda Literária e como membro do IPJ – Instituto Paulista de Juventude.

Luiz Ricas, morador da Vila Rica, é artista e educador. Formado e licenciado em Música atua como artista multimídia desenvolvendo trabalhos envolvendo artes visuais, teatro, perfomance e literatura, além de produzir seus próprios trabalhos e atuar na área de educação cultural, em especial de cultura digital.

Endereço:
Parque Ecológico Chico Mendes
Rua Cembira, 1201 – Vila Curuçá Velho