Instalações Interativas: XYZT, Les Paysages Abstraits

XYZT, Les Paysages Abstraits” é um conjunto de instalações interativas criadas pelos artistas franceses Adrien M / Claire B e Martin Gautron.

O nome do projeto se relaciona a quatro letras que podem descrever o movimento de um ponto no espaço X (horizontal) , Y (vertical) , Z (profundidade) , T (tempo).

Cada instalação possui sensores (Kinect) que captam movimentos e enviam a informações a um computador, gerando algoritmos necessários para projetar vários tipos de imagens poéticas sincronizadas ao comportamento dos visitantes.
Para o funcionamento do sistema os artistas desenvolveram um software chamado eMotion e disponibilizado por licença aberta de direitos autorais.

O grupo de artistas atua nos campos das artes digitais e artes cênicas desde 2004. Seus trabalhos combinam os mundos real e virtual com ferramentas tecnológicas customizadas especificamente para cada projeto. O corpo humano está no cerne de suas propostas tecnológicas e artísticas, que buscam elementos poéticos através de uma linguagem visual baseada em jogo e diversão.

Seu trabalho anterior “Convergence 1.0“, foi um espetáculo que mesclava elementos do malabarismo físico-virtual com efeitos digitais, música e luz.

Referências:

Los Inrocks
XYZT: un recorrido por el espacio y el tiempo por Marine Leparc

Adafruit industries
XYZT, Les Paysages Abstraits por Jeff